sábado, setembro 30, 2006

Montevidéu

Atravesso o rio da Prata e passo uns dias na agradável Montevidéu, capital deste simpático produto diplomático do XIX que é o Uruguai, onde ainda se pode sentir muita lusitanidade. Depois de ter sido a Helvécia da América do Sul, as sucessivas crises políticas e económicas, algumas gentilmente oferecidas pelos vizinhos, atiram a antiga Banda Oriental para famigerado terceiro mundo. Contudo, a vida por aqui ainda é bastante agradável, sem o trânsito infernal, as multidões compactas, a poluição, a selva de betão, a lufa-lufa doentia, a mentalidade fastfood, etc. Ainda há uma certa douceur de vie e um ambiente que nos transporta à Costa do Estoril dos fins dos sessenta e início dos setenta. Tradicionalmente integrado na órbita Argentina e com fortíssimos laços com Espanha, Itália e França, o país vem sendo literalmente engolido pelo Brasil. De automóveis e frigoríficos a roupas e bolachas, os brasucas vendem de tudo e à metade do preço cobrado no país de origem. E não ficam-se por aí: compram campos, imóveis, negócios, e a última novidade é a chegada da inevitável Petrobrás e suas estações de serviço verde e amarelo. Juntemos a isso as telenovelas e a música, a verdade é que isso aqui em poucos anos fará parte do Rio Grande do Sul... Aparentemente aborrecido com as brutais assimetrias no comércio com o Brasil e com outras tantas chatices do lado argentino, o Uruguai ameaçou aderir à Área de Livre Comércio das Américas, patrocinado pelos EUA. Fiquei contentíssimo com a hipótese que, se concretizada, seria uma autêntica bofetada nas carantonhas dos camaradas Silva, Kirchner, Chávez e Castro - e uma possibilidade real de progresso para os uruguaios. Qual nada... ontem anunciou-se com grande alarde mediático e festejos pela noite dentro que o país recusara a proposta estado-unidense. Dizem que a sorte não costuma bater à porta duas vezes.

3 Comments:

At 5:02 da manhã, Blogger Paulo Cunha Porto said...

Tenho nesse Belo País um Casal amigo, Ele presentemente na embaixada, Caro Euro-Ultramarino. Na hipótese de se cruzar com Eles, dê os apraços respectivos, rogo-Lhe.
E outro para o
Meu Amigo.

 
At 9:33 da manhã, Blogger Je maintiendrai said...

Coitados dos seus Amigos, com a linda peça que vão apanhar como Embaixadora...

 
At 5:26 da tarde, Blogger Marcos Pinho de Escobar said...

Com muito gosto, meu caro Paulo. E não deixe de os visitar enquanto não chega a "linda peça" anunciada pelo caro Je Maintiendrai...

 

Enviar um comentário

<< Home