quarta-feira, junho 14, 2006

Bofetada


De uma empregada caboverdeana em casa de família lisboeta, a seguir à vitória brasileira sobre a Croácia no "mundial" futebolístico:

"Ganhámos!"

Só isto. Em uma só palavra, proferida por boca humilde, toda uma síntese do sentimento ancestral subjacente ao conceito de nação euro-ultramarina que foi Portugal. Nada de sofisticações académicas, arcabouços teóricos, abstrações; mas o sentimento natural, sincero, simples, de gente como qualquer outra. Aí está a razão várias vezes secular para a defesa intransigente de povos e territórios onde sentia-se a Pátria comum - algo inintelegível para as cabecinhas de abrileiros de todos os signos e que fizeram correr rios de sangue por conta dos seus próprios caprichos. Este "Ganhámos!" é uma autêntica bofetada.

5 Comments:

At 5:19 da manhã, Blogger acja said...

Creio que a bofetada é em rostos Portugueses também, essa empregada comeorou a vitòria Portuguesa?
Ou somente a brasileira?
Infelizmente muitos dos que vivem nas ex províncias ultramarinas se vêem muito mais brasileiros que Portugueses, e estimulam preconceitos brasileiros ante os Portugueses.
Eu, como Português que sou e ORGULHOSO disso torço ardentemente contra o Brasil e suas risadas, suas palhaçadas, sua ignorância disfaraçada de alegria, seu banditismo e seu racismo contra o Branco e contra o Português.
Torço por Portugal e Argentina, já que além de importunar mais os brasileiros,com a vitória argentina, o amigo Euroultramarino fica contente se a Argentina ganha...penso eu...

 
At 10:14 da tarde, Blogger Marcos Pinho de Escobar said...

Meu caro Acja,

Penso que a empregada em questão manifestava um sentimento de filiação a uma comunidade lusa, a uma Pátria grande, ao Portugal Imperial. Nisto ela inclui os brasileiros, o que deveria ser natural mas não é, pelas razões que o Amigo muito apropriadamente refere. De facto, o brasileiro médio é imbecilmente preconceituoso em relação ao português. É um pouco como o miúdo psicótico, aldrabão e malcriado que compensa as suas frustrações a deitar a culpa de tudo em cima dos pais... Quanto ao Mundial, e como dizem os brasucas, estou com Portugal (e a Argentina) e "não abro!". Orgulhosamente!
Um abraço.

 
At 10:23 da tarde, Blogger Marcos Pinho de Escobar said...

Prezado Senhor Visconde,

Julgo que a empregada sentiu no fundo d'alma que pertencia ao antigo Conjunto Português, considerando brasileiros, caboverdeanos, angolanos, moçambicanos, etc. como membros de uma família. A Europa mais rica e mais branca é que parece estar mais pobre e mais preta... O Portugal-estação balnear está abrileiramente implantado desde '74...
Um abraço.

 
At 5:59 da manhã, Blogger acja said...

Algo interessante acerca do tema tocado pelo Visconde é q alguns grupos racistas consideram os Portugueses como sendo não brancos...
Que dirão dos franceses?
eheheheh
Amigo, ainda torço pra que o Tévez jogue e muito bem para não voltar para o Corinthians!

 
At 2:47 da tarde, Blogger Marcos Pinho de Escobar said...

Meu caro Acja,

De facto as coisas estão pretas... Concordo com o Amigo quanto ao Tévez: que saia desta o quanto antes!
Um abraço.

 

Enviar um comentário

<< Home